Olá pessoal, tudo bem ? Hoje aqui no blog teremos um livro que em minha opinião todos os alunos deveriam lê-lo e principalmente graduandos em química. Diferentemente do Primeiro livro que postei "A história da Química" , ele é exatamente o contrário ele é "A química da História", fatos que nos ajudam a entender porque a descoberta de certos compostos foram tão importantes em diferentes épocas.
Este livro retrata a época a expansão de território de Napoleão Bonaparte até o leste Europeu e ainda mais cita o motivo que cientistas criaram para entender a retirada do batalhão de Napoleão da Rússia em 1812, ele retrata de maneira geral acontecimentos da época. O nome do livro inclusive é dado ao fato de que foi um dos motivos que Napoleão perdeu a guerra , gerado de um poema infantil '' tudo por causa de um botão'' e sim um botão de estanho que vira pó em temperaturas baixas, isso não é comprovado, porque vai mais além que simples baixas temperaturas, mais foi um dos motivos para o nome exclusivo do livro. E então aborda todo uma história da importância de substancias através da história, tanto como metais preciosos, substâncias que foram cruciais para eventos mundiais, como o caso de especiarias que levaram-nos as 'cruzadas' , e vindo em consequência a 'peste negra'.
Contudo vejo que o livro é muito mais que mera história, conta fatos interessantes de 17 moléculas que revolucionaram o mundo. Neste livro é possível entender como estas moléculas foram cruciais para eventos históricos, suas estruturas químicas, sua síntese e o mais interessante em qual época do mundo isto estava acontecendo e quão isto influência no mundo contemporâneo. Além de ter uma certa coerência os capítulos em si, pois foram organizados não em ordem cronológica mais em semelhanças e diferenças entre compostos.
Então se você gostou, ficou curioso para saber mais click no link abaixo e baixe este pdf para conhecer mais e ficar mais por dentro da ''química na história ''.
Link para download : https://www.passeidireto.com/arquivo/24893973/os-botoes-de-napoleao
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário